sábado, 2 de janeiro de 2010

Galette de Bacalhau ao Hollandaise




Olá amigos. Aquecendo os motores e ainda com o gostinho do reveillon de 2010, preparei um almoço simples, daqueles que ajudam a aproveitar aquelas sobras que não se pode descartar.

Para utilizar algumas postas de bacalhau que "dormiram no ano novo", decidi preparar uma galette de batata, intercalando algumas camadas com lascas grandes das postas de bacalhau. Dispensei o sal, uma vez que o bacalhau já trazia a quantidade suficiente, apenas adicionando um pouquinho de azeite temperado (grãoes de pimenta do reino, alho, tomilho, alecrim, pimenta calabresa e pimenta biquinho), a cada camada de bacalhau.

Ao invés de utilizar o aro de inox para dar formato, optei por mini-frigideiras de preparar tortillas que possuo. O resultado é o mesmo, a não ser pelo fato de que fica com o topo arredondado, já que iniciamos a cocção da galette na frigideira e terminamos o processo no forno.

Como guarnição, tanto para para enriquecer como para valorizar o prato, preparei um sauce hollandaise, dispondo-o primeiramente no prato, formando um "espelho" ao centro. Em seguida, deitei a galette sobre o espelho, precionando-a  levemente para que saia de forma uniforme ao redor da galette.

A decoração simples ficou por conta de uma leve camada de parmesão ao redor da galette adicionando três pimentas-biquinho sobre ela, como na foto.

É isso aí. Poucos ingredientes, preparo rápido com toque de sofisticação.

Abraço. Roberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário